terça-feira, 29 de junho de 2010

se eles ouvissem...



Vocês que assim como eu nasceram nos anos 90 ( não sou tão velho quanto possa parecer pela frase tenho apenas 20 anos ) se acostumaram a ouvir musicas com um alto teor de mensagem nas letras , Legião Urbana , Cazuza , Barão Vermelho , Paralamas do Sucesso , The Police , Bob Marley , todos esses Musicos com M maiúsculo são ícones de sua geração , foram espelhos de muitas bandas , muitos pensamentos , passaram mensagens positivas na maioria das vezes , eles foram , são e serão lembrados por muito tempo ainda .

Música é uma manifestação artistica , cultural , e de massa , qualquer pessoa do mundo está envolvida com a música direta ou indiretamente , por isso deveriam pensar direito no que escrevem nas musicas , como ja disse a cima a musica ela influencia a pessoa , como esses icones da musica influenciaram as pessoas da minha epóca , hoje outros tantos "icones" influenciam centenas de milhares de pessoas , nem sempre com letras que passam uma mensagem positiva , com a internet e a tecnologia avançada ficou muito facil ser um "músico" e divulgar sua bela canção.
Qualquer um hoje é capaz de no seu próprio computador gravar sua voz , em uma batida de outra musica ou no som de uma musica retirando a voz do cantor original , e depois disso divulga-la na internet , o que é muito bom para todas as bandas que estão começando , e o que é muito ruim para aquelas pessoas que usam de tal artificio para falar de crime , armas , drogas, brigas , ou fazer apologia a qualquer coisa que não seja licita.


Esses Músicos dos novos tempos , serão tratados no mesmo patamar dos Músicos do meu tempo que por sinal , boa parte deles não saberão nem quem são esses icones da musica que muitas vezes influenciaram os musicos que esses fãs gostam , dificilmente em outras epócas você perguntava " ei menino qual sua banda preferida ? " e ele respondia algo como " iron maiden , ozzy osborne " , as pessoas respondiam " Engenheiros do Hawaii , legião Urbana , Barão Vermelho " as pessoas gostavam das bandas brasileiras mais do que gostavam das bandas estrangeiras porque essas bandas supriam as necessidades, tanto musicais quanto , com as suas mensagens de esperança de um tempo melhor , esperança de que vale a pena lutar , de revolta contra o governo , e assim não precisaríamos cantar " i wanna be an american idiot " para poder reivindicar contra a guerra , poderíamos cantar apenas " que pais é este ".
Sei que novos tempos pedem coisas novas , nem tenho a pretenção de achar que temos que gostar e se manter da mesma forma de 20 anos atrás , porem se você parar para analisar as letras das musicas de sucesso de hoje você verá que a qualidade caiu muito , a 20 anos atrás bandas brasileiras dominavam as paradas de sucesso , hoje vemos uma avalanche de bandas e cantores estrangeiros , será que nossa musica não presta mais? será que de 20 anos pra ca o rock , pop, poprock tudo isso decaiu tanto ?
vou me despedindo deixando apenas algo a se pensar , será que a musica de hoje , é tão pior que as de anos anteriores ou será só imaginação? pensem .....que pais é esse....

Um comentário:

  1. Solariangel, concordo com você. Há 20 anos as bandas tinham algo a dizer, uma mensagem a passar e não só "ôôô.." enfim , hoje em dia percebe-se uma decadência na musica nacional na minha opinião. Rimas pobres e sem nenhum sentido fazem mais sucesso que as antigas poesias em forma de letra. Infelizmente o mundo muda e temos que acompanhar a mudança, mas não podemos esquecer daquela época a 20 anos atrás em que o país soube o que era música, soube o que era lutar pelo seu país e pelos seus direitos..

    ResponderExcluir